A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Contabilidade Gerencial é um sistema de informação necessário para a boa administração de qualquer organização e tem como objetivo principal fornecer informações para que os empreendedores e gestores possam decidir qual o melhor caminho para a organização.

As organizações precisam de um sistema de informação que oriente e motive as equipes a irem em direção de suas metas.

As ferramentas da Contabilidade gerencial podem ser utilizadas tanto pelos contabilistas como pelos administradores.

Se imaginarmos a relação que existe entre um médico e um paciente, veremos que não é muito diferente daquela que um contador/administrador e um empreendedor precisam possuir para que ambos possam cumprir as suas importantes missões.

O paciente precisa de quem o oriente para a saúde do corpo e o empreendedor precisa de quem o guie para saúde da riqueza. Essas missões são parecidas.

O contabilista/administrador é procurado pelo seu cliente, mas além de prescrever o que fazer em matéria apenas fiscal, precisa estar atento para a maior importância de todas, que é a do sucesso da organização.

O médico examina, observa, analisa, receita, e se o paciente não segue a prescrição, não pode obter a cura.

O equilíbrio da organização depende do gerenciamento das informações.

 

A fórmula do sucesso é o gerenciamento diário.

Em busca do diferencial competitivo é crescente o número de organizações que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa.

A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na organização, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei, por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório.

O objetivo é demonstrar uma sistemática que possibilite a inserção de forma gradual e participativa do gestor da contabilidade gerencial no processo decisório, na análise dos dados disponíveis nos sistemas utilizados pela organização, na elaboração de relatórios e na adaptação do processo de tomada de decisão, com base nas informações registradas na contabilidade gerencial.

Por meio da aplicação pode-se afirmar que a contabilidade gerencial agrega valor no processo decisório da organização, a qual possibilita que o empreendedor gestor adquira uma nova visão em relação à contabilidade, transferindo-a para a política organizacional, que consequentemente enriquecerá a elaboração dos futuros planejamentos estratégicos da organização.

Flávio Silva
Diretor Executivo da ABETE