VOCÊ JÁ DEU BOM DIA HOJE?

Excited young business people against white background

Quem já não ouviu falar que o cliente é a pessoa mais importante para qualquer empreendimento, pois são eles que pagam as contas da empresa. Realmente, a afirmativa está correta. São eles que quando conquistados passam de “mero” consumidor para clientes, passam a fazer parte de um quadro de prioridades dentro das estratégias de manutenção de clientes. Quem já não ouviu que “clientes satisfeitos trazem novos clientes e estão sempre fazendo negócios”. Como também “clientes insatisfeitos afastam os clientes e prováveis clientes”. Se o seu empreendimento foi rigorosamente concebido através de um “Plano de Negócios” eficiente, de uma arquitetura e design moderno, de ofertas de serviços, mercadorias e produtos dentro das necessidades do mercado, pergunta-se: O que falta para se chegar ao topo? Você já deu bom dia hoje aos seus colaboradores! Não adianta investir em planos, planejamentos, estrutura, ambiente e equipamentos de última geração se não investirmos nos colaboradores. Principalmente naqueles que têm acesso direto com o cliente. O simples fato de cumprimentarmos com um bom dia, boa tarde, boa noite, parabéns, feliz aniversário, como está você hoje?, faz com que a motivação se renove a cada cliente que é atendido. Ele passa a vestir a camisa e não apenas colocá-la. Realmente o cliente é quem paga as contas, porém os colaboradores são os que atendem, satisfazendo suas reais necessidades e desejos, muitas das vezes, transformando aquele momento de compra em um momento mágico. Além do cumprimento, é importante estar sempre atento às reais necessidades dos colaboradores para com eles mesmos e com o seu empreendimento. Se investir no bem estar, na formação e na qualificação, com certeza o retorno será maior e de baixo custo, se compararmos com o custo relacionado à perda de um cliente, provocada pelo mau atendimento. Ah! E não se esqueça de dar um bom dia hoje.

Flávio Silva
Diretor Executivo da ABETE